Nota de Esclarecimento: confronto entre ALE e tucanos (com seguranças) no Mineirinho

55° Congresso da UNE: vitória aguerrida da Ação Libertadora Estudantil!
junho 20, 2017
[Porto Alegre] Em defesa dos nossos direitos, combater Marchezan, o prefeito playboy!
agosto 12, 2017
Exibir Tudo

O 55º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que se encerrou no último domingo (18), foi um dos mais mobilizados e importantes dos últimos tempos. E esse evento estudantil ainda guarda algumas polêmicas não compreendidas pela maioria dos e das estudantes.

Uma dessas polêmicas foi a da briga entre nós, da Ação Libertadora Estudantil, e a juventude do PSDB com apoio de seguranças da UNE. Mesmo quem estava presente no ginásio do Mineirinho não entendeu direito o que de fato aconteceu. Nas redes sociais diversas histórias foram inventadas. E na prática os e as estudantes podem imaginar que tenha sido algo errado da nossa parte. Mas não foi.

A presente nota tem a missão de esclarecer sobre o confronto entre a militância da Ação Libertadora Estudantil (ALE) e os tucanos da juventude do PSDB, que tiveram apoio da segurança privada da UNE. O incidente ocorreu na tarde de sábado (17) nas arquibancadas do ginásio Mineirinho, durante os debates sobre a resolução de conjuntura. Tudo começou porque estudantes vinculados à ALE acenderam sinalizadores para prestigiar a fala de uma das nossas camaradas. Não só a ALE, mas quase todas as forças políticas fizeram uso de sinalizadores. Trata-se de uma expressão genuína da cultura de arquibancada brasileira.

Entretanto, membros da juventude do PSDB reclamaram de maneira forçosa e exagerada sobre a dissipação da fumaça. Os tucanos alegavam estar sofrendo reações alérgicas. Afinal de contas, o cheiro do povo, o cheiro das massas, são coisas totalmente alérgicas aos tucanos.

Embora nossos camaradas tenham apagado os sinalizadores com muita tranquilidade, ainda assim os tucanos fizeram bastante alarde sobre o tema. E alguns membros da segurança privada da UNE lamentavelmente agiram com truculência contra a militância da ALE.

Diante disso, uma confusão foi iniciada. E a militância da Ação Libertadora Estudantil enfrentou a juventude do PSDB e um corpo de seguranças da UNE que atuava em obediência aos tucanos. No meio da briga, a corajosa camarada Camila Berger, diretora de mulheres da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) acabou sendo agredida.

Depois de muita resistência e bravura dos jovens marighellistas, em menor número, contra um corpo efetivo de seguranças privados e covardes tucanos, estudantes de outras forças políticas do campo progressista, em particular do PDT e do PSB, chegaram para ajudar no combate contra a truculência dos seguranças privados da UNE, então grupo de “bate-pau” dos tucanos.

Com muita garra, disciplina e destemor, os e as estudantes da ALE conseguiram correr a segurança privada do local, e ainda conseguiram concretizar uma vingança contra os tucanos do PSDB. Não teve arrego para tucano dentro e fora do ginásio do Mineirinho. Mais do que vingar a agressão sofrida pela camarada Camila, mais do que vingar toda a palhaçada gerada pela reclamação tucana, mais do que isso, a militância da Ação Libertadora Estudantil vingou o povo brasileiro que tanto sofreu e sofre nas garras desses filhotes do imperialismo.

A ALE compreende a indispensabilidade da unidade e da amplitude do campo progressista na UNE e em qualquer espaço social atualmente. Contudo, o PSDB não faz parte do campo progressista. Ao contrário, é uma força reacionária inimiga da pátria, inimiga do povo. Ainda que a UNE seja uma entidade de representação máxima estudantil, o que não permite exclusão de força política, ainda assim, cabe ao nosso movimento e a todos os movimentos combativos e consequentes, ora construtores da UNE, a crucial tarefa de combater plenamente o PSDB e todas as forças reacionárias na UNE, em qualquer espaço social, e principalmente nas ruas.

Não por acaso, os e as estudantes da ALE carregaram pra casa um brinde da juventude tucana…

Fazer da UNE um cemitério de tucanos! Essa é uma das nossas missões!

“Morte ao Serra! Morte ao FHC! Morte a juventude do PSDB!”

 

 

WhatsApp Vem de Zap!