[Porto Alegre] Em defesa dos nossos direitos, combater Marchezan, o prefeito playboy!

Nota de Esclarecimento: confronto entre ALE e tucanos (com seguranças) no Mineirinho
junho 23, 2017
[Declaração Nacional] Ciro Gomes vem aí: O Brasil que a gente precisa!
agosto 15, 2017
Exibir Tudo

A capital gaúcha foi tomada pelos estudantes no dia de hoje, 11 de agosto. A data comemorativa de quem estuda se tornou mais uma vez uma data combativa de quem estuda e luta para se libertar do cotidiano de exploração e injustiça social. O Dia do Estudante foi marcado em Porto Alegre por uma grande manifestação convocada pela UMESPA (União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre). O protesto visava combater os inúmeros retrocessos da Prefeitura Marchezan no tema do transporte público.

Não bastasse acabar com a segunda passagem, prejudicando milhões de trabalhadores e trabalhadoras, via decreto autoritário, o prefeito playboy, Nelson Marchezan, resolveu enviar um projeto de lei que visa restringir o direito à meia-passagem estudantil, além de outro projeto que visa restringir o direito dos idosos à gratuidade no transporte público. Da mesma forma, Marchezan, demonstrando ser um total empregado serviçal da máfia dos empresários de ônibus, enviou para Câmara Municipal outro projeto de lei que pretende absurdamente acabar com a profissão dos cobradores, e isso em meio a uma crise econômica com 15 milhões de desempregados. E para piorar ainda mais, Marchezan quer retirar o direito à meia-passagem dos professores e das professoras, e restringir a gratuidade dos deficientes físicos. Em poucas palavras, um pacote de retrocessos e ataques contra o povo foi enviado por Marchezan ao poder legislativo municipal.

Por sua vez, os vereadores, pressionados pela massa e pela opinião pública, recuaram e, em tese, o pacote de maldades só será votado no próximo ano. Porém, ainda não foi derrotado, e a segunda passagem, que será bastante sentida no bolso da classe trabalhadora e da juventude, já foi revogada por decreto de Marchezan. E os vereadores e as vereadoras nada fizeram ainda para reverter a situação.

É por isso que os e as estudantes tomaram as ruas de Porto Alegre hoje. Porque não confiamos cegamente na institucionalidade corrompida pelos ricos e poderosos. Porque a única confiança que temos plenamente é a confiança na força popular, na força das ruas, na força do movimento estudantil organizado.

A Ação Libertadora Estudantil esteve presente no ato, e seguirá na luta em defesa dos direitos estudantis e dos direitos do povo trabalhador! A Ação Libertadora Estudantil nunca se anulou e jamais se anulará da luta em defesa do povo! A Ação Libertadora Estudantil combate Marchezan, o prefeito playboy! Porque quem nunca andou de ônibus não pode mexer nos direitos de quem usa o transporte público.

Por um transporte público, gratuito e de qualidade!

Pela volta da segunda passagem; pela meia-passagem estudantil; pela gratuidade dos idosos e deficientes; pela meia-passagem aos professores e professoras; pela preservação da profissão dos cobradores!

Em defesa dos nossos direitos, combater Marchezan, o prefeito playboy!

 

WhatsApp Vem de Zap!