NOTA DE REPÚDIO AO FECHAMENTO DO CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL NA UFF RIO DAS OSTRAS

Rumo ao 55° Congresso da UNE: O SOL HÁ DE BRILHAR MAIS UMA VEZ!
abril 7, 2017
Estudantes na Greve Geral em defesa dos direiros trabalhistas
abril 27, 2017
Exibir Tudo

UM GOLPE GRAVÍSSIMO ACONTECE COM O ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DOS LAGOS.

Como todos os alunos de Produção Cultural estão sabendo, houve uma carta escrita por um grupo de docentes do departamento de artes e estudos culturais (RAE) UFF-RO enviada ao reitor afirmando a impossibilidade da continuação do curso no campus de Rio das Ostras.

Sabemos como é difícil estar em uma faculdade pública, popular e de qualidade no interior do estado, por isso tal atitude, é uma afronta ao processo de interiorização do ensino, onde, nesse caso, o curso de produção cultural é o único curso no âmbito das artes na Região dos Lagos. Esse posicionamento também ignora as conquistas e interesses coletivos da comunidade acadêmica, pautando apenas interesses individualistas.

As possíveis soluções expostas pelos docentes passam a ser vergonhosas e até ofensivas a partir do momento em que os mesmos, ao invés de reivindicarem melhorias nas condições de trabalho e de infraestrutura, pedem a transferência para o Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) de Niterói.

Apontam pontos como criminalidade na região, ausência da área de trabalho na região, ausência de assistência técnica/estudantil… tais pontos são claramente visíveis por todos os estudantes do Polo Universitário Rio das Ostras. Porém, será que são esses os principais motivos para solicitarem a transferência? Será mesmo que os interesses individuais dos então “doutores” não estão em pauta primeiramente? Será que os citados sabem que a saída dos mesmos, possivelmente acarretaria na extinção do curso?

Por isso, nós da  Ação Libertadora Estudantil, somos totalmente contra o grupo de docentes que assinaram a carta. Diante da situação política do país, onde os direitos conquistados estão sofrendo várias ofensivas do governo ilegítimo, o congelamento dos gastos por 20 anos, incluindo a educação, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, entendemos que a hora não é de recuo, é de LUTA! A LUTA contra o sucateamento do Polo Universitário Rio das Ostras. A LUTA por um campus com infraestrutura aos alunos, professores e universitários. Não queremos que os alunos da Região dos Lagos fiquem desamparados do direito ao acesso a um ensino público, afinal nem todos terão condições de ir para Niterói. Esse tipo de atitude por parte dos docentes apenas aumenta o risco de fechamento deste campus apenas aumenta o medo e a insegurança da existência de um amanhã. Por isso a hora é agora. A hora de LUTAR!
A ALE apoia a luta dos estudantes por uma educação livre e democrática!

WhatsApp Vem de Zap!