Contra o corte de verbas da CAPES

Defender a permanência do Direito é defender a UERJ!
maio 7, 2018
Contra a censura nas universidades e nas entidades estudantis!
outubro 26, 2018
Exibir Tudo

CONTRA O CORTE DE VERBAS DA CAPES

 

A Ação Libertadora Estudantil (ALE) manifesta o seu total repúdio a mais um ataque contra a educação e contra a precariedade da ciência e da pesquisa; um ataque incentivado pelo governo federal golpista de Michel Temer, que vem destruindo esse setor crucial ao desenvolvimento nacional e a formação humana desde o começo do governo.

O ofício divulgado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anuncia a tragédia do possível corte de bolsas de pesquisa em mestrado, doutorado, pós-doutorado, programas de bolsas de iniciação à docência (Pibid), de residência pedagógica e de formação de professores da educação básica (Parfor), e nos programas de fomento à internacionalização, o que evidentemente causou revolta e indignação aos estudantes, professores e membros de pesquisas.

O corte de verbas, e assim, o fim das bolsas de pesquisa, só afastará cada vez mais o estudante trabalhador do ensino científico, o que elitizará ainda mais o ensino pós-superior. O possível corte pode ter impactos já a partir de agosto de 2019!! As Universidades brasileiras contam com milhares de pesquisas e equipes de pesquisadores que podem ser afetados diretamente com os possíveis cortes de verbas na educação! Precisamos amplamente denunciar o que está sendo destruído: o futuro da nação.

Toda essa política de terra arrasada tem lógica: sem educação de qualidade, sem pesquisa de excelência, sem ciência e tecnologia próprias, sem inteligência nacional, o Brasil emperra o seu caminho para o desenvolvimento e para a disputa dos rumos mundiais. O Brasil, dessa forma, aprofunda ainda mais a sua dependência econômica e de todas as áreas perante os imperialismos norte-americano e europeu, ora os financiadores principais do golpe de 2016. É por isso que o golpismo, projeto do golpe, liderado por Michel Temer, precisou aprovar a PEC do fim do mundo (PEC 55), uma proposta de emenda à Constituição que congelou absurdamente todos os investimentos sociais por 20 (vinte) anos, dentre os quais os investimentos em educação, ciência e pesquisa.

O caso infeliz denunciado pela CAPES é talvez o primeiro sinaleiro das consequências horrendas dessa emenda constitucional, patrocinada pelo golpismo. É preciso aproveitar o momento eleitoral para impedir a vitória nas urnas desse projeto antipovo e antinacional, é preciso agitar contra os candidatos dessa agenda golpista: Geraldo Alckmin, o principal, e Henrique Meirelles e Jair Bolsonaro.

Acreditamos que o Brasil somente será um país soberano quando plenamente valorizar e incentivar o potencial científico e educacional de nossos estudantes e professores. Valorizar a pesquisa e a ciência é construir tecnologia, é avançar por uma educação necessária rumo a uma educação popular! Não por acaso, a Ação Libertadora Estudantil (ALE) abertamente apoia a candidatura presidencial de Ciro Gomes, ora é justamente para que a CAPES não passe por isso, é justamente para que a educação brasileira seja prioridade do Estado brasileiro, é justamente para que triunfe o projeto nacional e popular de desenvolvimento, que claramente tem foco e prioridade no ensino e na pesquisa.

Ciro Gomes vem aí!

WhatsApp Vem de Zap!