Papo reto da ALE aos delegados e delegadas do 42° Congresso da UBES

Novo DCE Unisinos: chapa apoiada por ALE vence chapa lulista
novembro 16, 2017
Com muita superação, ALE avança no 42° Congresso da UBES
dezembro 5, 2017
Exibir Tudo

O Governo Temer aprofunda a crise política e econômica, entrega nossas riquezas nacionais ao capital estrangeiro, desmonta o estado brasileiro, rasga a Constituição Federal, destrói direitos trabalhistas e sociais, deforma o ensino médio, e ainda tem a covardia de tentar acabar com a aposentadoria dos trabalhadores e das trabalhadoras na famigerada “reforma da previdência”. Esse é o Brasil atual, o Brasil dos banqueiros com sua alta taxa de juros, dos ricos e dos poderosos, o Brasil submisso ao imperialismo ianque e europeu, o Brasil de Temer!

Lutar, resistir e vencer! Aumentar todos os nossos esforços pela elaboração de uma grande frente ampla em defesa do Brasil e do povo! Colocar na rua um movimento patriótico e popular! Levantar um programa de desenvolvimento econômico e de ampliação de direitos sociais, defender a classe trabalhadora, carregar o projeto nacional-popular, e avançar na etapa nacional-libertadora! É por isso que a Ação Libertadora Estudantil entende que não há tempo para ter medo, não há tempo para ficar em cima do muro, e que apontar o caminho da tática eleitoral é uma forma de buscar garantir a realização das eleições presidenciais de 2018, e assim abertamente afirmamos: Ciro Gomes pelo Brasil que a gente precisa!

No centenário da gloriosa Revolução Russa, obra eterna liderada pelos camaradas Lenin e Stalin; no cinquentenário do lançamento do embrião da Ação Libertadora Nacional, organização do Comandante Carlos Marighella, de Joaquim Câmara Ferreira e de Zilda Xavier Pereira; nos 50 anos da despedida do Comandante Che Guevara; há um ano de distanciamento físico do Comandante Fidel Castro; diante de todas as mazelas capitalistas e agressões imperialistas; diante da agonia brasileira; a Ação Libertadora Estudantil faz questão de lembrar a todos os inimigos da Pátria e do Povo que a convocação dos secundaristas já foi feita: verás que um filho teu não foge à luta!

Lutar pela escola que queremos, pelo Brasil que sonhamos

A crise da educação não é uma crise, é um projeto das elites dominantes contra o povo. O analfabetismo que volta a crescer, em particular o analfabetismo funcional, é um fator que colabora para a lógica de dominação de classe perpetrada pela burguesia contra a classe trabalhadora, em poucas palavras, pelos ricos contra os pobres. Não muito diferente é a real motivação da reforma do ensino médio: produzir nas escolas públicas uma mão de obra barata e submissa, sem quaisquer lapsos de consciência de classe e de mínima capacidade de pensamento crítico. As disciplinas que foram praticamente excluídas do currículo escolar na tal reforma do ensino médio não deixarão de serem cobradas nos vestibulares e no ENEM, ao mesmo tempo que nas escolas da elite essas disciplinas seguirão obrigatórias, fortalecendo ainda mais a institucionalização de um ensino superior elitista e excludente.

Lutar para que o pré-sal seja nosso, contra a entrega do Governo Temer, e que grande parte dos recursos oriundos dessa riqueza sejam destinados à educação, como determina a Lei do Pré-Sal! Lutar contra a reforma do ensino médio! Lutar pela defesa do FIES e do ProUni, que atenuam a desigualdade entre as escolas pública e privada no acesso ao ensino superior! Lutar por um novo ENEM, mais realista aos estudantes da escola pública! Lutar em defesa dos professores e das professoras que tanto sofrem neste país! Lutar pela redução dos juros, e para que se tenha mais orçamento à educação, ciência, tecnologia e pesquisa, para que o Brasil volte a se desenvolver!  Lutar por uma educação libertadora contra as opressões (machismo, racismo, homofobia…)! Lutar por uma educação necessária ao Brasil e seu povo rumo à educação popular! Lutar e lutar muito para que um dia nenhuma criança desmaie por causa de fome na frente de sua escola!

Este é o movimento estudantil que da luta nunca fugiu

O movimento estudantil que ocupou as escolas renovando esperança da brava gente brasileira é o mesmo movimento estudantil que, com unidade e amplitude, sem sectarismo, vai lutar pela educação que o Brasil precisa, pela escola que queremos, pelo Brasil que sonhamos! É o mesmo movimento estudantil de filhos e filhas desta Pátria que da luta nunca fugiram! É o mesmo movimento estudantil que há décadas lutou contra a ditadura militar e por um novo Brasil! E a UBES é o fio dessa história combativa, ainda que hoje necessite de importantes mudanças em sua estrutura interna para se manter viva e atual! Mas é certo que a UBES somos nós! Nossa força, nossa voz!

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!

WhatsApp Vem de Zap!